Mostrando postagens com marcador J. Júnior. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador J. Júnior. Mostrar todas as postagens
Resumo: Em Busca de mais Eficiência Energética: Um Novo Mundo, Um Novo Conceito
“EM BUSCA DE MAIS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: UM NOVO MUNDO, UM NOVO CONCEITO”
José Júnior Guimarães de Sousa¹ Vitor Melo Erse Cyrino²
¹Colégio Estadual Deodato Linhares - Miracema - RJ
²IFF – Itaperuna - Mestre Adriano Ferrarez
Nos últimos anos, muitas questões ambientais estão sendo discutidas, pois com os avanços tecnológicos, os índices de poluição, desmatamento e muitos outros fatores que vêm de encontro à preservação do meio ambiente têm sido observados. Uma das questões de extrema importância para o desenvolvimento sustentável está relacionada às energias limpas, que causam menos impacto ao meio ambiente, e, além disso, são renováveis, e, por essa razão, objetiva-se a substituição de diversas fontes de energia convencionais, que, de certa forma, trazem muitos prejuízos ao ambiente (como por exemplo, a queima de combustíveis fósseis, que liberam gases que contribuem para o aumento do efeito estufa, o que tem refletido nas mudanças climáticas, resultantes do aquecimento global), por essas fontes alternativas. Outra questão é que o Brasil é predominantemente dependente da energia obtida através das hidrelétricas, que, por sua vez, é uma fonte de energia que não libera gases nocivos à atmosfera, contudo, sabe-se que a água é um recurso natural finito, pois com o desperdício e a poluição dos rios, essa fonte está se tornando cada vez mais escassa. Entretanto, existem muitas limitações que impedem a substituição dessas fontes energéticas, uma delas é o grande desequilíbrio que seria causado na economia, pois, até então, é muito baixa a produtividade de energia se comparada à das fontes convencionais, pois gastos de investimento e manutenção seriam maiores, e demoraria muito tempo para que houvesse a adaptação de máquinas industriais, eletrodomésticos e automóveis para funcionarem a partir dessas fontes alternativas. Mediante os fatores mencionados, este projeto está sendo desenvolvido de modo a contribuir para a sensibilização social e o estímulo da utilização, ainda que, em pequena escala, dessas fontes de energia. Também objetiva-se a implantação de painéis solares em locais públicos do município de Miracema, pois poderá trazer benefícios na economia e estimular a maior utilização desses mecanismos de obtenção de energia pelos cidadãos. O projeto também engloba a questão ambiental, pois com a utilização dessa energia, seriam minimizados os impactos ambientais decorrentes das fontes convencionais.
Resumo: Energia em Evolução: Uma Proposta Tecnológica a Favor da Sustentabilidade
“ENERGIA EM EVOLUÇÃO: UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE”
José Junior Guimarães de Sousa¹ Vitor Melo Erse Cyrino²; Msc. Adriano Henrique Ferrarez; Msc. Sandra Maria Gomes de Azevedo
¹ Colégio Estadual Deodato Linhares/Miracema
² IFF – Itaperuna
³ FAETEC - CVT Miracema
A energia elétrica foi uma das maiores descobertas tecnológicas da história da humanidade e este recurso vem sendo muito utilizado na atualidade, pois supre muitas necessidades do ser humano. Este projeto tem como base despertar o interesse sobre o tema energia e mostrar que a implantação e utilização de fontes renováveis podem trazer mais benefícios à sociedade e auxiliar na conservação do meio ambiente. Também buscamos esclarecer os diferentes tipos de energias alternativas que estão sendo utilizadas no estado do Rio de Janeiro, em outros estados do Brasil e em outros países. Analisamos como é distribuída a energia no município de Miracema (RJ) por meio de pesquisas, entrevistas, fotografias e outros métodos investigativos e verificamos diferentes locais onde são utilizadas energia solar e outras fontes renováveis. Buscamos focalizar na pesquisa os tipos de energia mais utilizadas como a eólica, solar, nuclear e hidráulica e apresentamos outras fontes de energia limpa, que são aquelas que não liberam ou liberam poucos gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global e que poderiam ser utilizadas em maior escala. Atualmente, 74% da energia consumida no Brasil provêm das usinas hidrelétricas, instaladas em diversos rios do Brasil. Já os combustíveis fósseis (derivados de petróleo e gás) são responsáveis por apenas 6% da produção de energia elétrica do país. O projeto alerta ainda para as conseqüências da má utilização da energia elétrica e os danos que pode causar ao meio ambiente. Esperamos contribuir para o desenvolvimento de uma consciência mais sustentável, estimulando o uso da energia associada à preservação do planeta, objetivando melhor qualidade de vida para todos nós, cidadãos.
Assinar:
Postagens (Atom)
Categories
2010
(3)
2011
(10)
2012
(22)
Adriano
(6)
Ana Lúcia
(2)
Christopher
(1)
Dácio
(2)
Daniel
(2)
Diego
(1)
Esthefania
(1)
Fabíola
(1)
Gabriel
(2)
Gralha
(2)
Gustavo
(1)
Isabela
(1)
J. Júnior
(3)
Jéssica
(3)
Jornadas
(3)
Juliana
(1)
Juliane
(4)
Julyane
(1)
L. Campos
(3)
L. Motta
(2)
L. Tuzze
(1)
La. Afonso
(2)
La. Lomba
(2)
Le. Araújo
(1)
Leon
(4)
Linik
(1)
M. Benásio
(2)
M. Botagio
(1)
M. Gonçalves
(1)
Nanci
(2)
Nicolle
(2)
Patrick
(1)
Paula
(3)
Paulo Azevedo
(2)
Paulo Victor
(1)
Renata
(1)
Resumos
(24)
Rodolfo
(3)
Rodrigo
(1)
Samila
(1)
Sandra
(14)
Slides
(10)
Suelen
(1)
T. Benedito
(1)
T. Dias
(1)
Talluna
(2)
Tamara
(3)
Tamires
(2)
Tatiely
(1)
Tayná
(1)
Thallys
(2)
Thatiane
(2)
Túlio
(3)
Vinícius
(1)
Vitor
(3)
Wellington
(2)

