Mostrando postagens com marcador Adriano. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Adriano. Mostrar todas as postagens
Resumo: Brincando de Comer: Energia dos Alimentos
“BRINCANDO DE COMER: ENERGIA DOS ALIMENTOS”
Matheus Benásio Ribeiro¹, Wellington Carreiro Campos²
¹Colégio Estadual Deodato Linhares
²IFF – Itaperuna - RJ - Mestre Adriano Ferrarez
Temos observado o quão importante é o conhecimento sobre assuntos relacionados à nutrição, tema discutido em todo o mundo, gerando preocupação nos países em geral. Portanto, urge a necessidade de elaborar um projeto que auxilie, acompanhe e compare a alimentação em diversas instituições de ensino. Pretendemos, então, realizar atividades simples a partir de Práticas Pedagógicas bem estruturadas que possam contribuir para a construção do conhecimento, tendo como base hábitos alimentares saudáveis e equilibrados. O projeto está em andamento no município de Miracema-RJ, onde estamos analisando através de pesquisas de campo em diversas escolas das redes pública e privada de ensino. Buscamos avaliar a refeição oferecida por essas instituições, levando em conta o dinheiro que é investido, a quantidade de alimentos consumidos e desperdiçados. Pudemos observar que, nas escolas da rede pública em questão, a merenda servida é rica e variada com alto índice de aprovação pelos alunos. Nas escolas da rede privada, os alunos consomem produtos vendidos em cantinas, que são proibidos por lei, por fornecerem produtos com alto índice de gordura, favorecendo o risco de obesidade. É importante ressaltar a influência que a mídia exerce, levando muitos jovens a terem hábitos alimentares inadequados. Espera-se que, a exemplo das escolas públicas entrevistadas, as escolas da rede privada possam investir o dinheiro gasto na compra de produtos para a cantina em alimentos saudáveis, para que o público que os consome tenha uma refeição de melhor qualidade. Visamos através do conhecimento disseminado pela realização deste projeto, possamos contribuir para uma postura mais crítica sobre os benefícios de uma boa alimentação, tendo em vista que haverá uma maior aproximação entre o conhecimento científico e o cotidiano escolar através da nutrição realizada nas escolas.
Resumo: Gestão em Saúde e Avaliação na Assistência Ambulatorial e Hospitalar dos PSF's de Miracema
“GESTÃO EM SAÚDE E AVALIAÇÃO NA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL E HOSPITALAR DOS PSF’S DE MIRACEMA”
Larissa Miranda Lomba¹, Thallys da Silva Argentino¹, Gabriel Tostes Cyrino¹ ,Talluna dos Anjos Paula da Silva¹
¹Colégio Estadual Deodato Linhares - Miracema - RJ
²IFF – Instituto Federal Fluminense - Mestre Adriano Ferrarez
O Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios. Este inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. No Brasil a origem do PSF remonta a criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em 1991, como parte do processo de reforma do setor da saúde, desde a Constituição, com intenção de aumentar a acessibilidade ao sistema de saúde e incrementar as ações de prevenção e promoção da saúde.O projeto tem como objetivo incorporar novos procedimentos que possam contribuir para melhor capacidade de gestão visando organizar de forma quantitativa e qualitativa o sistema de saúde adotado pelos PSF’s (Programa Saúde da Família). Serão propostas, ações como a implantação de três formulários que identificarão as necessidades e buscarão melhorar a gestão do sistema de saúde dos PFS’s, promover ações que possam contribuir para aproximar profissionais das diferentes áreas numa ação conjunta visando melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, podendo assim identificar necessidades reais de cada unidade. O Projeto se caracteriza pela necessidade de uma pesquisa sobre o processo de implantação de mudanças tanto na parte de gestão como de atendimento, identificando as doenças de maior ocorrência no município, como hipertensão e diabetes, podendo assim amenizar problemas vinculados à distribuição de medicamentos, tendo como foco o tratamento não apenas da doença, mas especialmente do indivíduo.
Resumo: Energia em Evolução: Uma Proposta Tecnológica a Favor da Sustentabilidade
“ENERGIA EM EVOLUÇÃO: UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA A FAVOR DA SUSTENTABILIDADE”
José Junior Guimarães de Sousa¹ Vitor Melo Erse Cyrino²; Msc. Adriano Henrique Ferrarez; Msc. Sandra Maria Gomes de Azevedo
¹ Colégio Estadual Deodato Linhares/Miracema
² IFF – Itaperuna
³ FAETEC - CVT Miracema
A energia elétrica foi uma das maiores descobertas tecnológicas da história da humanidade e este recurso vem sendo muito utilizado na atualidade, pois supre muitas necessidades do ser humano. Este projeto tem como base despertar o interesse sobre o tema energia e mostrar que a implantação e utilização de fontes renováveis podem trazer mais benefícios à sociedade e auxiliar na conservação do meio ambiente. Também buscamos esclarecer os diferentes tipos de energias alternativas que estão sendo utilizadas no estado do Rio de Janeiro, em outros estados do Brasil e em outros países. Analisamos como é distribuída a energia no município de Miracema (RJ) por meio de pesquisas, entrevistas, fotografias e outros métodos investigativos e verificamos diferentes locais onde são utilizadas energia solar e outras fontes renováveis. Buscamos focalizar na pesquisa os tipos de energia mais utilizadas como a eólica, solar, nuclear e hidráulica e apresentamos outras fontes de energia limpa, que são aquelas que não liberam ou liberam poucos gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global e que poderiam ser utilizadas em maior escala. Atualmente, 74% da energia consumida no Brasil provêm das usinas hidrelétricas, instaladas em diversos rios do Brasil. Já os combustíveis fósseis (derivados de petróleo e gás) são responsáveis por apenas 6% da produção de energia elétrica do país. O projeto alerta ainda para as conseqüências da má utilização da energia elétrica e os danos que pode causar ao meio ambiente. Esperamos contribuir para o desenvolvimento de uma consciência mais sustentável, estimulando o uso da energia associada à preservação do planeta, objetivando melhor qualidade de vida para todos nós, cidadãos.
Resumo: Práticas Pedagógicas na Construção do Conhecimento
“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO”
Matheus Benásio Ribeiro¹, Wellington Carreiro Campos²
¹Colégio Estadual Deodato Linhares
²IFF – Itaperuna Msc. Adriano Henrique Ferrarez
³FAETEC - CVT MIRACEMA Msc. Sandra Maria Gomes de Azevedo
Este trabalho é resultado da observação cotidiana a partir da nossa experiência em sala de aula ou no laboratório, além das leituras, debates e pesquisas de campo. Temos observado que a maioria dos alunos quase sempre apresenta dificuldades de aprendizagem em relação aos conteúdos de ciências, uma vez que acredita que somente através da memorização podem compreender a quantidade de expressões novas e complexas características dessa disciplina. Também foi observada a dificuldade dos alunos das séries iniciais, em transpor os assuntos apresentados em sala de aula para o seu cotidiano. Desta forma surgiu a necessidade de desenvolver atividades que dinamizassem o processo ensino-aprendizagem demonstrando que os conteúdos de ciências estão presentes em nossas vidas e que a aprendizagem pode e deve ser feita através da construção do conhecimento com os colegas e com o professor de forma criativa e dinâmica, sem a necessidade de atividades de memorização. Embora exista uma diversidade de estratégias que possam contribuir com aprendizagens significativas, resolvemos utilizar uma atividade lúdica em que os alunos representam o que aprenderam através de maquetes, oficinas modelos, proporcionando o diálogo e a interatividade entre alunos e professor a respeito do assunto em foco. A partir da linha pedagógica de Paulo Freire, e de alguns trabalhos da Professora Marly Veiga do Departamento de Ensino de Ciências e Biologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ, da Professora Dra Myriam Krasilchik da Faculdade de educação da Universidade de São Paulo-USP entre outros, compreendemos que é importante que aluno e professor vivenciem o processo de construção do conhecimento na elaboração das atividades promovendo a interlocução entre os grupos (entre os pares iguais e diferentes). A metodologia está ligada á criação de oficinas e materiais didáticos que possibilitarão uma melhor compreensão dos conteúdos abordados, que abrange diversas séries do ensino fundamental e do ensino médio, objetivando maior entendimento e interação na sala de aula.Levando-se em conta o saber do aluno através da confecção dos materiais, a troca compartilhada entre os alunos e professor, permitiu que o aluno, além de aprender o novo conceito desenvolvesse o espírito de observação, a curiosidade e a criatividade passando a ver a Ciência, não como algo distante e sim, inserida no seu contexto.
Assinar:
Postagens (Atom)
Categories
2010
(3)
2011
(10)
2012
(22)
Adriano
(6)
Ana Lúcia
(2)
Christopher
(1)
Dácio
(2)
Daniel
(2)
Diego
(1)
Esthefania
(1)
Fabíola
(1)
Gabriel
(2)
Gralha
(2)
Gustavo
(1)
Isabela
(1)
J. Júnior
(3)
Jéssica
(3)
Jornadas
(3)
Juliana
(1)
Juliane
(4)
Julyane
(1)
L. Campos
(3)
L. Motta
(2)
L. Tuzze
(1)
La. Afonso
(2)
La. Lomba
(2)
Le. Araújo
(1)
Leon
(4)
Linik
(1)
M. Benásio
(2)
M. Botagio
(1)
M. Gonçalves
(1)
Nanci
(2)
Nicolle
(2)
Patrick
(1)
Paula
(3)
Paulo Azevedo
(2)
Paulo Victor
(1)
Renata
(1)
Resumos
(24)
Rodolfo
(3)
Rodrigo
(1)
Samila
(1)
Sandra
(14)
Slides
(10)
Suelen
(1)
T. Benedito
(1)
T. Dias
(1)
Talluna
(2)
Tamara
(3)
Tamires
(2)
Tatiely
(1)
Tayná
(1)
Thallys
(2)
Thatiane
(2)
Túlio
(3)
Vinícius
(1)
Vitor
(3)
Wellington
(2)



