O Projeto Jovens Talentos para a Ciência
O Projeto Jovens Talentos, é um programa de pré-iniciação científica, instituído em 1999, tendo como entidades executoras as Fundações Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ – e Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho – FAPERJ. O projeto tem parcerias com Instituições de Pesquisa e Universidades Públicas e Privadas do Estado do Rio de Janeiro e, através destas, insere estudantes da rede pública estadual de ensino médio e profissional na pré-iniciação científica.
O estágio dos estudantes é composto por uma primeira fase, denominada Estágio Inicial, com duração de oito meses (maio-dezembro). Ao final da fase, o estagiário apresenta um relatório das atividades realizadas e, havendo interesse do orientador e do aluno, poderá ser solicitada a renovação do estágio para o período seguinte, que recebe a denominação de Estágio Avançado, com duração de 12 meses (janeiro-dezembro), na qual o estagiário irá aprofundar seu trabalho. Essa segunda fase culmina com a apresentação do relatório final e com a oportunidade de apresentar seus resultados na Jornada Científica, que é realizada anualmente pela coordenação do projeto, em cooperação com a FAPERJ e com as instituições parceiras.
Todos os jovens inseridos no Jovens Talentos recebem da FAPERJ uma bolsa a título de ajuda de custo, no valor, atualmente, de R$ 210,00 mensais, durante todo o período de participação no programa.
Para participar do projeto o jovem deve estar regularmente matriculado na rede pública estadual de ensino, nos níveis médio ou profissional; ter de 15 a 18 anos e apresentar bom rendimento escolar; interesse em atuar na pesquisa e disponibilidade mínima de 8 horas por semana para o cumprimento do estágio. Os jovens são selecionados pela coordenação do Projeto, em comum acordo com as instituições que os receberão para o estágio e com as escolas estaduais vinculadas ao JT. Os jovens selecionados são encaminhados aos orientadores, que se dispõem recebê-los e orientá-los durante as fases do estágio.
Os orientadores são pesquisadores vinculados às Instituições de Pesquisa, que concordam voluntariamente em receber e orientar os estudantes e apresentam titulação mínima de Mestre. Os alunos poderão ser inseridos em Projeto de Pesquisa já existente no laboratório do orientador, ou pode ser criado, para eles,
O projeto vem demonstrando, através de pesquisa que vem sendo realizada com os egressos do programa, uma grande influência na formação pessoal e acadêmica de nossos jovens. Esse estudo é e deverá ser contínuo, pois um novo grupo conclui a cada ano a etapa final de estágio e novos dados são inseridos à pesquisa.
O trabalho que vem sendo desenvolvido com a finalidade de estabelecer a influência do Projeto sobre a vida pessoal e acadêmica dos egressos aponta os seguintes dados preliminares: 83% dos ex-jovens talentos contatados participaram dos processos seletivos para ingresso no nível superior e destes, 74% lograram êxito e estão cursando ou já concluíram esta fase de estudos. Dos que ingressaram em universidades 64% buscaram a mesma área ou área afim daquela em que participou como Jovem Talento. No aspecto pessoal relatam que a participação deles no JT lhes acrescentou muito nos aspectos maturidade, responsabilidade e capacidade de organização. Muitos dos jovens que participaram do JT, durante o curso universitário tiveram ou têm participação nos programas de iniciação científica de suas universidades. Já temos também conhecimento de egressos que atualmente cursam Mestrado e Doutorado (UENF-Campos). Ao final de cada ano é realizada a Jornada Científica do projeto, na qual os jovens estudantes têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa. A realização deste evento, que a cada ano ocorre numa das instituições parceiras do Projeto requer o deslocamento, a hospedagem e alimentação de muitas pessoas já que temos estagiários em 50 municípios de nosso estado. O evento tem como finalidades a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estagiários, a integração dos estagiários de diversas regiões do estado, permitir que todos os estagiários atuantes conheçam o trabalho dos outros estudantes e de congraçamento entre todos os participantes deste projeto.
Prof. Jorge Belizário / Vera Medeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário